Home  ·  Search
JavaMan
 
 Como Começar a Aprender Java


JavaMan
SouJava
java.sun.com



Links


Java
-
Produtos
-
JUGs no Brasil
-
Projetos
-
Artigos

Sobre o JavaMan
-
Curriculo
-
JavaBaby
-
o Site
                   

 
Tanto nas minhas palestras, como via e-mail ou via grupo de usuários, muita gente me pergunta qual a melhor maneira de aprender Java, ou como se faz para começar, ou variações desse tema. Não só isso, muita gente começa a aprender Java e inunda as listas de discussão com perguntas que poderiam ser facilmente respondidas através de recursos básicos que todo desenvolvedor Java deveria conhecer.

Esse documento é portanto a minha resposta "oficial" para algumas das perguntas que os novatos fazem, e espero com isso conseguir diminuir o tamanho da minha caixa-postal, além de facilitar a vida dos maravilhosos voluntários que respondem perguntas nas listas de discussão.

Atenção: a maioria dos recursos apontados nesse documento estão escritos em inglês. Eu entendo que isso significa uma dificuldade extra para aqueles que não dominam esse idioma, mas infelizmente, se esse é o seu caso, a dificuldade desses documentos é o menor dos problemas que você vai enfrentar. As bibliotecas Java (que englobam milhares de objetos e muitos milhares de métodos) são todas em inglês, e isso sim será um problema gigantesco... Infelizmente, não existe muito que eu possa fazer para ajudá-lo nesse caso. De qualquer forma, esse meu documento está em português, e o resto do site também, espero que isso seja de alguma ajuda.
 

Java - por onde eu começo?

Se você nunca ouviu falar de Java, começe lendo o documento da Sun "What Is the Java Platform" (O Que É A Plataforma Java). Se você já ouviu falar, sugiro que você leia esse documento assim mesmo. Especialmente se você nunca assistiu uma palestra minha. Isso vai te dar algumas informações importantes sobre os objetivos basicos da tecnologia Java. Outra forma de começar é ler o "Getting Started With Java Technology", que é um documento com mais ou menos os mesmos objetivos desse meu, mas bem mais resumido (mas que contém alguns links interessantes).

Outra coisa importante é que Java é uma tecnologia orientada a objetos. Se você nunca ouviu falar disso, ou se você não conhece a terminologia básica de orientacão a objetos, sugiro que você começe lendo algo a respeito. Uma opção é ler a FAQ sobre OO, escolha o item "Basics" para ver as terminologias básicas. Se você preferir o Java Tutorial (sobre o qual eu falo mais pra frente), também contém um conjunto de lições com informações básicas sobre OO.
 

Baixe o que você vai precisar...

Em seguida, você deve começar a se preparar para aprender Java de fato. Java é uma tecnologia para desenvolvimento, e portanto, você vai precisar de ferramentas, documentação, e mais algumas coisinhas. Se prepare para algumas horas pendurado na Internet. Abaixo, eu listo o imediato, e o que pode esperar um pouco:
  • Java 2 SDK, Standard Edition - o SDK (software development kit) contém todas as ferramentas para você começar o seu desenvolvimento em Java. Você pode encontrar todas as versões e pacotes do SDK na página http://java.sun.com/jdk/, e sempre é bom você conhecer essa página e o que você pode baixar a partir dela. Para quem tem dificuldades com o inglês, ou não sabe exatamente o que baixar, vá direto para a página do SDK para Solaris ou para Windows[95/98/NT]. Nos dois casos, as instruções para o download são os grandes números em vermelho. Não se esqueca de seguir o link para as instruções de instalação. Se você quiser, você pode dar uma olhada também na página de outras plataformas. Observe que nas listas de discussão quase todo mundo trata o SDK como JDK (Java development kit), que era como o SDK era chamado até a versão anterior. [uma palavrinha sobre as versões de Java]
  • Java 2 Standard Edition API Documentation - essa é a documentação completa do SDK e de todas as APIs básicas do Java. Apesar de você poder acessar via web, eu recomendo que você baixe e instale localmente, já que você usará isso o tempo todo.
  • Java Tutorial - esse é o tutorial que você vai utilizar para aprender Java, e também pode ser utilizado direto da web o que é recomendado, já que você não precisa de tudo de uma só vez. Mas se você quiser, pode baixa-lo também.
  • NetBeans - essa é uma poderosa ferramenta de desenvolvimento, que você irá utilizar mais pra frente, depois de ter aprendido o básico. Portanto, também pode deixar para baixar depois (mas não deixe de fazê-lo!). O NetBeans é uma ferramenta da Sun, ela própria escrita em Java, e é disponibilizada gratuitamente. Pode ser baixada a partir do site http://www.netbeans.com.

  •  
(OBS: muita gente me pergunta se não tem uma outra alternativa para baixar essas coisas, ou se pode vir aqui na Sun buscar. Descupe, mas não dá pra fazer isso. Se você realmente tiver problemas, compre um CD que contém tudo isso, e muito, muito mais...)

Depois de baixar tudo, instale o SDK, a documentação, e se você tiver baixado, o Java Tutorial. O NetBeans você pode instalar se quiser, mas eu sugiro que você não o utilize antes de ter aprendido o básico com as ferramentas mais rudimentares do SDK.
 

Antes de mais nada, entenda a documentação...

Uma das coisas mais importantes, é saber procurar na documentação. No diretório em que foi instalada a documentação, voce encontrará um arquivo "index.html", que te dará links para os principais documentos que você estará utilizando. Observe que ao lado de cada link indica se isso faz parte da documentação que você baixou (docs) ou se está na web (website).

O link mais importante que você vai precisar aprender a usar é o que se encontra no subtítulo "API & Language Documentation", e é o link "Java Platform 1.2 API Specification". Grande chances de você não entender nada nesse ponto, mas siga esse link, e procure entender o que significa a página seguinte (se você decidiu não baixar a documentação, voce pode acessar essa mesma página através desse link):

  • o frame pequeno no canto superior esquerdo lista os pacotes (packages) Java disponíveis. Considere esses pacotes como um agrupamento de classes similares. Em Java, as classes são separadas nesses packages, e portanto, é importante que voce entenda o que cada package contém, pois isso te facilitará na hora de procurar o que você precisa.
  • o frame comprido no canto inferior esquerdo lista as classes do pacote escolhido no frame anterior. Quando você carregar essa pagina pela primeira vez, você verá aqui a lista de todas as definicões de objetos da biblioteca Java.
  • o frame grande que ocupa o resto da pagina te fornece a documentação da classes que você escolheu. Ele começa mostrando uma descrição de alto nível dos pacotes Java existentes. Eu sugiro que antes de mais nada você leia essa descrição de cada pacote, para você já começar a se acostumar a procurar o que você precisa.
A correta utilização da documentação irá facilitar enormemente o seu aprendizado e é ponto fundamental para que você se torne um bom programador Java. Portanto, leia a descrição dos packages (ainda que algumas delas não signifiquem muito nesse momento), e gaste alguns minutos navegando na documentação e tentando entender o que acontece quando você clica em cada coisa. Quanto melhor você souber usá-la melhor profissional você será.
 

Meu caro novato, te apresento o Java Tutorial!

Um dos mais lindos recursos existentes para você que esta começando (e mesmo para pessoas mais experientes) é o Java Tutorial. Nele você vai encontrar tudo o que você precisa para começar a aprender Java, e mais tarde, para aprender cada uma das dezenas de tecnologias envolvidas.

O Java Tutorial é dividido em "trails" (caminhos), e cada um deles vai te levar através de uma série de lições que vão cobrir diversos aspectos do assunto abordado. Sempre que você quiser aprender algum aspecto da tecnologia Java, o primeiro lugar para você olhar deverá ser sempre o Java Tutorial.

Portanto, o seu próximo passo na sua busca pelo conhecimento é seguir os "trails" que estão na seção "Trails Covering the Basics". Vão ser um total de umas 20 a 30 pequenas lições, que vão cobrir desde os primeiros passos na criação e compilação de uma aplicação Java, conceitos básicos de orientação a objetos, as classes mais importantes de Java, e que vai chegar até a criação de aplicações e uma visão geral das funcionalidades existentes.

Lembre-se que o Java Tutorial pode ser visto na web ou então, você pode baixa-lo e instalá-lo localmente.
 

Mas só comando de linha?

Muita gente que vem do mundo de desenvolvimento visual acaba se assustando com as ferramentas básicas que fazem parte do Java Development Kit (JDK). É extremamente importante que você aprenda essas ferramentas, pois elas te obrigam a entender algumas coisas que as ferramentas visuais acabam por esconder.

Mas para o desenvolvimento em Java existem dezenas de ferramentas, e entre elas existem ferramentas tão e até mais sofisticadas do que as ferramentas existentes para outras linguagens. Portanto, eu aconselho que como parte do seu aprendizado, você coheça pelo menos uma dessas ferramentas, e eu sugiro que você faça o download da ferramenta NetBeans, uma ferramenta de desenvolvimento Java, visual, ela própria escrita em Java (assim você inclusive tem uma idéia de que aplicações muito sofisticadas podem ser desenvolvidas inteiramente em Java, e que Java tem performance adequada), e é totalmente gratuita.
 

Sugestões de cursos, livros?

Honestamente, siga o Java Tutorial. É de graça, e depois que você tiver feito todas as lições do Java Tutorial, você terá capacidade de procurar livros e cursos que atendam as suas necessidades.

Para aqueles que ou não conseguem aprender por conta própria (ou porque não tem tempo, ou porque tem dificuldades com o inglês, ou porque não adianta tentar aprender no ambiente de trabalho e é melhor sair pra fazer um curso) ou que por qualquer outro motivo tenham preferência por assistir um curso, a Sun Education possuiu uma linha muito legal de cursos de Java (em especial os cursos mais avançados), e eu recomendo.

Apenas lembre-se de, depois de ter feito o curso, percorrer o Java Tutorial. Você terá que fazer uma dezena de cursos para cobrir tudo o que o tutorial cobre...

Quanto a livros, bem, isso fica para um outro documento. Mas você sempre pode consultar a lista de livros da JavaWorld, que procura listar todos os títulos que já foram impressos sobre Java. É livro que não acaba mais...
 

Para onde eu vou depois disso?

Aqui é que as coisas começam a ficar interessantes.

Em primeiro lugar, filie-se ao Java Developer Connection, é gratuito, e é a única forma que você terá de ter acesso a alguns recursos mais técnicos de extrema importância. Lembre-se de guardar o seu login e password que você gerar, já que você irá precisar disso depois.

Depois, procure algum grupo de usuários Java (JUG - Java User's Group) próximo da sua região e filie-se a ele. Independente de existir algum JUG na sua região, você deve considerar filiar-se à Sociedade de Usuários Java - SouJava, que além de ser o maior JUG brasileiro, e também o grupo do qual sou coordenador técnico.

Como forma de aprimorar a sua capacidade em Java, dê uma olhada em como resolver problemas com a tecnologia Java nesse artigo "Buscando a Solução na Web".

Além disso, sugiro que você conheça e frequente os seguintes links:

Conclusão

Apesar de pequena, essa página te indica não apenas a forma como começar com Java, mas algumas dicas para você evoluir tremendamente nessa tecnologia.

Caso você tenha alguma sugestão para fazer esse documento mais fácil de compreender, ou você gostaria de fazer alguma pergunta importante que devesse ter sido respondida e não foi, fique a vontade para me contactar.


Home  ·  Search

[ Envie seus comentarios para o JavaMan ]